segunda-feira, 2 de setembro de 2013

CARTA ABERTA AOS PASTORES QUE IRÃO À AGE


Por: Pr. Geremias do Couto

Se não houver nas próximas horas nenhuma outra liminar em contrário, amanhã, dia 2 de setembro, se realiza a AGE convocada pela Mesa Diretora da CGADB, com o intuito de dar o "tiro de misericórdia" no pastor Ivan Bastos, de levá-lo à "forca", embora todas as decisões tenham caráter de provisoriedade até que haja julgamento de mérito da inicial que pediu a sua reintegração ou o devido trânsito em julgado. Enquanto isso, as águas continuarão a rolar debaixo da ponte e a AGE poderá até mesmo vir a ser cancelada.

De qualquer modo, estou definitivamente convencido que tudo foi orquestrado com a finalidade de defenestrar o 1° tesoureiro e, com isso, evitar que se abra a caixa preta, o grande calcanhar de aquiles dos administradores da CGADB. Digo-o porque no pouco tempo em que lá esteve conseguiu enxergar algumas irregularidades, dentre tantas outras suspeitas, que estão sob análise do Conselho Fiscal, o qual, aliás, se reunirá mais uma vez na próxima semana.

Além dos vícios insanáveis na fase de apreciação dos processos levados ao Conselho de Ética e Disciplina, bem como no parecer apresentado, aos quais a Mesa Diretora não deu a mínima importância, ressalte-se que a AGE foi marcada para a "toca do lobo" - a sede do Ministério do Belém - para que não houvesse a mínima chance de o pastor Ivan Bastos livrar-se da "punição" que, sem nenhuma base estatutária, lhe deseja impor o presidente da Mesa. 

Prova disso é que dos 4.146 inscritos, 2.939 pertencem à CONFRADESP, convenção que reúne os pastores ligados ao Belenzinho, ou seja, mais de dois terços dos prováveis participantes. A princípio, são favas contadas, visto que o Estatuto prevê 2/3 dos votos para a aprovação de qualquer proposta numa AGE. Não há como admitir, no terreno da lógica, que possa haver outro resultado diferente.

Não quero entrar nos pormenores de outros processos judiciais que estão em curso. Mas em relação aos processos apreciados pelo Conselho de Ética e Disciplina da CGADB, eles tiveram como causa a insistência descabida do presidente da CGADB, pastor José Wellington Bezerra da Costa, em dar como aprovadas emendas ao Estatuto, na AGE de Maceió, sem atender às questões de ordem que lhe alertavam para a inexistência dos 2/3 dos votos exigidos pelo Estatuto. Justiça por justiça, ele deveria ser o primeiro a ser julgado por prevaricação no Conselho de Ética e Disciplina.

Igual comportamento demonstrou o presidente da CGADB na AGO de Brasília em que levou a voto, simultaneamente, o relatório financeiro da CGADB e o relatório financeiro da CPAD, ao final da tarde do dia 11 de abril, quando, pelo Estatuto, concluída a discussão de um item da pauta, este precisa ser decidido pelo plenário antes que se discuta qualquer outro tema. Todavia, como havia o risco da rejeição do relatório financeiro da CGADB pela manhã, após a discussão, preferiu passar por cima da lei e votar a ambos no final do dia, na expectativa que já tivesse maioria em plenário. Mais outro ato de prevaricação.

Tivesse o presidente da CGADB a clarividência que demonstrou em Porto Alegre, quando, alertado pelo pastor Silas Malafaia, que levantou em plenário a questão dos 2/3 dos votos, e aconselhado por alguns de seus assessores que não temiam expor o que precisava ser exposto, certamente ele não teria cometido os erros que cometeu em Maceió, desencadeando esta série de atos arbitrários que desembocaram nessa famigerada AGE de São Paulo.

Mas ainda há tempo de os pastores que comparecerão à AGE nesta segunda-feira repararem essa injustiça. É muito simples. Basta não darem os 2/3 dos votos exigidos pelo Estatuto para que então o pastor Ivan Bastos seja mantido como filiado à CGADB, bem como no cargo de 1° tesoureiro para o qual foi eleito com mais de sete mil votos na AGO de Brasília. 

Com isso, algumas nuvens começarão a ser dissipadas, os tesoureiros eleitos, Ivan Bastos e Álvaro Allen Sanches, estarão legitimados para fazer o seu trabalho de saneamento das finanças da CGADB, além da fiscalização independente do Conselho Fiscal, que já começou a fazer o seu trabalho. Caso contrário, certamente a Justiça continuará sendo o caminho em busca da reparação.

É uma questão de bom senso. Basta querer. Quando a AGE de Salvador, BA, suspendeu o Ministério de Madureira, fui um dos que votaram contra. Não concordei sob hipótese alguma com aquela atitude. Após o encerramento, disse a alguns líderes mais ou menos com as seguintes palavras: "Pela nossa incapacidade de promovermos uma reforma profunda em nossa estrutura eclesiástica, hoje abrimos espaço para que outro Ministério assuma o monopólio da CGADB". 

A AGE de São Paulo é uma grande oportunidade de os pastores mostrarem que o Ministério do Belém não pode ter esse monopólio. A CGADB não lhe pertence, mas a todos os pastores que fazem parte das Assembleias de Deus no Brasil.


Ainda volto com a matéria prometida ontem sobre o Conselho Fiscal e uma outra que está em fase final de apuração sobre pastores, presbíteros e diáconos que aparecem como "laranjas" no desvio de dinheiro público numa certa Assembleia Legislativa de certo Estado brasileiro.

PS. Fiquem à vontade para compartilhar em outros blogs e redes sociais. Que esta mensagem chegue a todos os pastores que estarão em São Paulo nesta segunda-feira.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Mulheres lotam Canaã durante pré-congresso

A liderança de mulheres da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas-IEADAM realizou na noite desta segunda-feira, 12, o pré-congresso 2013. As esposas dos supervisores e coordenadores organizaram a festa.
A cantora Débora Rodrigues, de Vitória-ES, celebrou a Deus juntamente com o Ministério Boas Novas. A ministração da Palavra de Deus ficou com a pra. Ana Lúcia Câmara, que falou acerca do processo doloroso da geração de uma pérola e seu final maravilhoso. “Pela visão de Deus em nós podemos ver na dor algo novo sendo criado e gerado em nós a favor do próximo e do Reino de Deus” afirmou a pastora.
O pastor Jonatas Câmara, presidente da IEADAM, se fez presente, bem como deu total apoio a realização do evento, que contou com cerca de 8 mil pessoas.

O congresso de mulheres será realizado nos dias 30 e 31 de agosto, no Auditório Canaã.













segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Congregação da área 6 comemora 41 anos

A Congregação da Alvorada II,  rua 9, realizou uma bonita festividade alusiva ao seu  41º aniversário, entre os dias 25 e 27 de janeiro.
Liderada pelo pastor Elivaldo, a congregação é o décimo sétimo mais antigo da IEADAM. O encerramento da festa contou com a participação do pr. Sales Vieira, titular da área 6, além do prs. Jonatas e Ana Lúcia Câmara.









Igreja Assembleia de Deus e HEMOAM realizam campanha em prol da vida


Com o objetivo de conseguir 1000 bolsas de sangue que beneficiará 3000 pessoas no período do carnaval 2013 em Manaus, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – HEMOAM em parceria com a Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Amazonas - IEADAM no Impacto Evangelístico em sua 13ª edição, realizam a Campanha; Ame o Próximo, Doe Sangue, Doe Vida.
A campanha do Governo do Estado  e HEMOAM para o carnaval 2013 será lançada no dia 5 de fevereiro no Studio 5 às 18:00h. No evento estarão presentes representantes da IEADAM, Fundação e Tv Boas Novas e mais 50 doadores levados pelo Impacto Evangelístico para a coleta de sangue. O lançamento conta com a cobertura jornalística de todas as emissoras do Amazonas.
O Impacto Evangelístico da IEADAM é um projeto realizado há 13 anos em Manaus no período do carnaval e na cidade de Parintins durante o Festival Folclórico. Cerca de 2500 pessoas são mobilizadas e posicionadas em pontos estratégicos com a finalidade de abordar os foliões e participantes de tais eventos com uma palavra de conscientização quanto a moderação. A IEADAM através dos meios de comunicação Rádio e TV veiculará VT e flashs que encorajem a membresia da igreja  a participarem da campanha, que será direcionada a Captação de Sangue em pontos especificos da cidade e no próprio HEMOAM.

Período da campanha :  de 02 a 15 de fevereiro.

Locais de doação:
           
·         No complexo Canaã no dia 02 de fevereiro – na Unidade Móvel do Hemoam. Das 9hs as 16 hs – meta 200 pessoas
·         No Studio 5 – dia 05 de fevereiro – Lançamento da Campanha do Hemoam com participação da IEADAM – das 10hs as 20 hs – meta 50 pessoas
·         No Hemoam – no dia 11 de fevereiro -  captação de sangue direcionada pela IEDAM – meta 100 pessoas
·         No Hemoam – no dia 14 de fevereiro -  captação de sangue direcionada pela IEDAM – meta 100 pessoas
·         No Hemoam – no dia 15 de fevereiro -  captação de sangue direcionada pela IEDAM – meta 100 pessoas

Os candidatos devem procurar os postos acima, no horário mencionado  e devem estar com as seguintes condições básicas.
·         Estar se sentindo bem, e com saúde
·         Apresentar documento com foto, de preferência RG
·         Pesar acima de 50kg
·         Ter entre 16 e 67 anos
·         Estar bem alimentado

Quem não pode doar:

·         Quem teve hepatite após os dez anos de idade
·         Mulheres grávidas ou amamentando
·         Usuários de drogas
Equipe responsável pelo projeto Ame ao próximo: Doe Sangue, Doe vida.

Treinamento para o Impacto Evangelístico 2013

Mais de 2.500 irmãos estiveram presentes no Auditório Canaã no último sábado, 26, e participaram do treinamento para o Impacto Evangelístico 2013.





Inauguração da sala de música Maestro Gésio Ferreira

Foi inaugurada a sala de música Maestro Gésio Ferreira no último dia 25, quinta-feira. A inauguração contou com a presença dos prs. Jonatas e Ana Lúcia Câmara, além de convidados e amigos que prestigiaram o mais novo ambiente de ensaios da Orquestra Boas Novas.







quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Mensagem da Célula - Janeiro 2013


Mensagem de Célula 1ª Semana
Fechado para Balanço



Introdução: Todo início de ano podemos observar que várias empresas e lojas param por alguns dias para verificar qual o resultado de um ano inteiro de trabalho. Seus donos querem saber minuciosamente qual o item que deu mais lucro para poderem investir mais, e qual o item que não vale a pena investir. A partir do resultado são feitas as estratégias para ter um ano inteiro de grandes resultados.

Quão bom seria se pudéssemos parar para uma avaliação e ver o que fizemos no ano passado. O que precisaria melhorar e o que deixar fazer para termos resultados espirituais melhores. Fazendo uma avaliação de sua vida, qual serial sua resposta?

O profeta Jeremias fez uma avaliação (um balanço) de sua situação juntamente com a do povo. Ele foi o instrumento de Deus para falar da necessidade de arrependimento dos pecados que cometiam contra Deus e das consequências da desobediência.

   1. Eles não aproveitaram a oportunidade que Deus deu ao povo, consequentemente o juízo viria assolando tudo (vv 10-13).
   2. A iminente invasão de Judá pela Babilônia (vv 16, 17).

O que aconteceu com Judá deve nos levar a avaliar nossa vida e os resultados negativos na família, trabalho, etc.
   1. Ver o quanto Deus tem falado sobre nosso procedimento.
   2. Analisar qual o grau da nossa relação com Ele.
   3. Ter consciência de que uma vida sem Jesus não dá.
   4. Saber que existe uma promessa de bênção para os que atendem a Sua voz e se arrependem.

Conclusão: Deus espera uma decisão de nossa parte neste início de ano. Qual vai ser a sua?


Mensagem de Célula 2ª Semana
A presença do Senhor e a prosperidade, Gênesis 39.1-6



Introdução: O capitulo 39 de Gênesis começa revelando que José foi levado para o Egito e comprado das mãos dos ismaelitas pelo oficial do Faraó e capitão da guarda. José foi comprado como qualquer escravo, mas algo diferente havia em sua vida.

   1. O Senhor estava com José e isso o fez próspero (v.2)
   2. José era abençoado em tudo o que fazia (v.3)
   3. A presença do Senhor na vida de José e sua dedicação no serviço entregue em suas mãos (Col 3.23) proporcionaram a oportunidade de administrar todos os bens de Potifar (vv 4,5 e 6).

Aprendemos com José, que:
   1. A presença de Deus em nossa vida e nosso esmero em fazer o melhor tornarão próspero o discipulado, a célula, a geração, a rede, o culto, o gal, a congregação, a Área, o trabalho, a família, etc.;
   2. A presença do Senhor e os resultados alcançados serão notados por outras pessoas, e estas se agradarão de nós.
   3. A presença do Senhor mais os resultados que Ele proporciona, assim como a maneira como servimos, podem nos levar a ocupar uma posição de responsabilidade. Moisés, Josué e Davi são exemplos de homens que viveram na presença de Deus.
   4. Quando a presença de Senhor é notória em nossas vidas, não olhamos para posição ou tipo de serviço. De nossa parte há disposição e qualidade, como se fizéssemos para o próprio Deus.

Conclusão: O relato vitorioso de grandes homens de Deus permeia toda a Bíblia. O diferencial de cada um deles foi a presença do Senhor em seu meio. Não é diferente para nós hoje. Se queremos resultados onde servimos e no que fazemos, precisamos, como eles, buscar a presença de Deus.


Mensagem da Célula - 3ª Semana
Como limpar minha casa, II Cr 14.1-7



Introdução: O rei Asa fez bom uso dos 10 anos de quietude que desfrutou no país no início de seu reinado. Em lugar de deitar-se e descansar, construiu seu reino da tal maneira que é lembrado como um dos melhores reis de Judá.

1. A renúncia da idolatria (vv 1-5)
a) Ele conduziu uma campanha de limpeza em Judá (v.3). É necessário começar uma campanha de limpeza em nossa vida, para que sejam afetados os que vivem conosco. Tudo o que roubar a atenção das coisas de Deus se converte em uma ferramenta de destruição. Estará sua família pecando com algo que levou para casa? Ou está permitindo que seus filhos sejam atingidos? Às vezes, temos em nossas casas muitas tentações.
b) Noé não pode, com sua mensagem, salvar o mundo antigo, e todos pereceram no dilúvio, mas sua família entrou na arca e se salvou. Não temos apenas a responsabilidade de levar para casa provisão e roupa, mas também e principalmente a presença de Deus.
2. A segunda ação do rei Asa foi mandar o povo buscar a Deus e estudar as Escrituras (v.4).
a) O mais provável é que Asa deu o exemplo. Não podemos dar o que não temos, nem ordenar o que não praticamos.
b) Não podemos dizer em nossas casa que leiam a Bíblia ou orem, se não nos virem lendo a Palavra e orando.

Conclusão: A dedicação e o entusiasmo de Asa em fazer o que é correto para Deus e o reino geraram carisma em sua liderança, pois motivou as pessoas a trabalhar. Não teve que forçar o povo a construir cidades, muros e torres. Eles sentiam-se inspirados a fazê-lo porque estavam convencidos de que essa era a vontade de Deus. Hoje é o tempo de fazermos uma limpeza, de sermos úteis a Deus, porque Ele tem pressa em edificar um grande povo.


Mensagem de Célula 4ª Semana
Vasos nas mãos do oleiro, Jr 18.6; Is 64.8




Introdução: De acordo com Gn 2.7, fomos formados do barro, somos comparados como vasos e Deus é o nosso oleiro. No livro de Jeremias (18.6) o Senhor diz:“Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”.

   1. Deus tem propósito em nossas vidas e para isto acontecer Ele precisa nos
moldar segundo a Sua vontade.
   2. Todos nós somos escolhidos por Jesus para um propósito específico. Muitas vezes pensamos ser apenas mais um no mundo, e até nos sentimos inferior às outras pessoas, mas Jesus não está preocupado com tudo isso, Ele quer apenas uma chance para fazer de você um vaso valoroso, como fez com Moisés (Ex 1.15-22).
   3. Precisamos deixar o oleiro trabalhar em nossas vidas. “Aquele que começou a boa obra em vós haverá de completa-la até o dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6). É Ele que faz a obra em nós (Rm 9.21). O apóstolo Paulo foi chamado como vaso escolhido (At 9.15), não obstante ser um perseguidor da igreja de Cristo. Deus o chamou para Si e fez dele um instrumento poderoso.

Conclusão: Moisés se via incapaz de realizar grandes feitos, Jeremias se sentiu como uma criança e Paulo era perseguidor da igreja, porém foram chamados por Deus e capacitados para a realização de grandes obras. Eles foram tremendamente usados por Deus, pelo simples fato de terem deixados o oleiro trabalhar em suas vidas. Da mesma forma, o oleiro quer cumprir em nós seu projeto. Está você disposto a entregar-se sem reservas em Suas mãos? Deseja ser um instrumento para multiplicar sua célula? Deixe, pois, o Senhor usar você e verá que Ele pode fazer de você um Moisés ou um Paulo em suas mãos. Leia Jr. 33.3