sábado, 12 de maio de 2012

Mãe - um amor quase divino



Apesar da crise de amor e da desconfiança afetiva que permeiam as relações humanas, há um amor que ainda nos fascina, e continua como referencial para todos nós: o amor de mãe. Especialmente pelas seguintes características: doação, renúncia, perdão e sacrifício. Por tudo isso, o amor materno é descrito pelos poetas como “um amor quase divino”. Desta analogia nasceu uma expressão popular que consagrou a singularidade do amor materno:“amor só de mãe”.
Uma das marcas inerentes do amor de mãe é a renúncia. Todo verdadeiro amor implica, necessariamente, na experiência da renúncia. É impossível amar de verdade, pensando apenas em si mesmo. Quantas mães abrem mão do seu tempo, do seu lazer, seus direitos e seus sonhos em função dos filhos, da família e do lar. Mãe e renúncia são quase sinônimos. Por isso mesmo, o amor de mãe é um paradigma ainda não quebrado em nossa sociedade tão egocêntrica. Minha saudosa mãe era assim. Ela abdicava de tudo em favor de seus filhos e filhas. Seu amor era sem igual, do ponto de vista humano.
Uma outra característica do amor materno é a sua natureza sacrificial. Aliás, se pensarmos bem, doação, renúncia e sacrifício são inseparáveis. A mulher, ao tornar-se mãe, já põe sua vida em risco e muitas jamais voltaram vivas após o parto. Há também o sacrifício do tempo, das prioridades, da individualidade, dos desejos pessoais; enfim, são muitos os sacrifícios na experiência de vida de uma mãe.
Como se não bastasse, o amor de mãe é também fonte de inspiração. Em meio a uma existência tão árida, carente de afeto e ternura, as mães se revelam como oráculos do amor. Elas nos inspiram reverência à vida, renúncia ao egoísmo e gratidão a Deus pelo dom da existência.
Estão certos os poetas quando afirmam que o amor de mãe, de tão singular e tão presente, é um amor quase divino.
Parabéns a todas as mães pelo seu dia!

"Ele faz com que a mulher estéril habite em família, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao Senhor". Sl. 113.9


Nenhum comentário:

Postar um comentário